A Ciência da Informação pode ser caracterizada por três distintos paradigmas: físico, cognitivo e social. Por sua vez, os estudos de usuários podem ser vistos também por meio desses paradigmas, defendidos por Capurro, os quais dialogam com as classificações das abordagens específicas desse campo de estudo: abordagem tradicional, alternativa e sociocultural. Devido essa proximidade, realiza-se uma trajetória histórico-conceitual da Ciência da Informação e dos estudos de usuários, destacando em cada momento o entendimento de informação, de usuário e da própria Ciência da Informação. A ampliação da área posta pela abordagem sociocultural conduz, ainda a outras reflexões da área, como os discursos e efeitos da pósmodernidade na Ciência da Informação e nos estudos de usuários.

Esta primeira introdução, escrita para fins didáticos, pretende ser um texto básico conciso em que os conceitos centrais da arquivística são definidos e explicados de forma coerente, de forma não polêmica e partindo de um ponto de vista desinstitucionalizado. Não se destina a apoiar ou rejeitar uma única teoria, mas a fornecer uma visão geral. Deve ser lido como uma síntese de uma variedade de ideias e pontos de vista compartilhados, não como um manifesto de uma nova abordagem da arquivística. Se houver algo de novo, pode estar localizado na apresentação coerente e integrada. Nesta cartilha da ciência arquivística, a anotação foi evitada.

A criação da Associação dos Arquivistas Brasileiros em 1971, a implantação de cursos de Arquivologia desde 1977 e o marco legal da profissão de arquivista em 1978 expressam uma institucionalização do campo arquivístico no Brasil. Esta tese tem o objetivo de problematizar o processo de institucionalização da arquivologia e do arquivista no Brasil, com base no discurso do movimento associativo em prol dos arquivos, materializado na revista da Associação dos Arquivistas Brasileiros. Os recursos teórico-metodológicos são da memória social, da análise do discurso vertente francesa e da Arquivologia. A pesquisa contribui na compreensão do campo arquivístico como espaço institucionalizado de profissão e de disciplina. Para além de discutir se a institucionalização do campo foi uma realização da sociedade civil organizada – movimento associativo – ou do Estado, a partir do discurso, compreende-se como pessoas compartilham um tema – os arquivos – e se organizam como associação numa relação de demanda por serem instituídos pelo e dentro do Estado.

Apresenta-se uma revisão de literatura sobre a trajetória da Arquivologia destacando o reconhecimento de três visões sobre os arquivos (histórica gerencial e informacional). Considera-se que há uma visão histórica dos arquivos que se estabelece com o modelo de instituição arquivística típica do século XIX, que privilegia a dimensão patrimonial de acervos custodiados, para servirem à produção historiográfica. O quadro histórico da primeira metade do século XX é o elemento de fundo para a identificação do surgimento de uma visão gerencial dos arquivos. A demanda de eficiência estatal, frente aos problemas da “explosão documental” por parte dos países desenvolvidos, no período chamado entre – guerras, e o ambiente de difusão das idéias de administração científica, delineariam o surgimento do conceito e das práticas de gestão de documentos. O outro enfoque é a visão informacional dos arquivos. O discurso da importância da informação como recurso estratégico do ponto de vista do desenvolvimento e da orientação de sucesso das organizações, se faz presente, por exemplo, nas aplicações dos sistemas de recuperação de informação aos arquivos. Uma necessidade de atualização das práticas arquivísticas relacionada aos discursos, difundidos no final do século XX, que concedem a informação uma condição de elemento fundamental na constituição da realidade. Observa-se o surgimento de movimentos de normalização das práticas arquivísticas na direção de sua aproximação de iniciativas internacionais para a interoperabilidade dos sistemas informacionais.

Os brasileiros que frequentaram cursos nos Estados Unidos e estagiaram nos Arquivos Nacionais de Washington conheceram o prof. Ernst Posner, antigo membro dos Arquivos da Prússia e, desde 1939, professor da American University, de Washington, na qual se oferecem cursos para arquivistas. Todos dele se recordam com a melhor impressão e não esquecem suas lições e sua figura, misto de erudito germânico, de humanista europeu e de arquivista profissional. Creio que poucos ensaios especializados terão tanta força de generalização, tanto espírito de crítica e concentração, como este trabalho, que oferece uma valiosa síntese da evolução e dos problemas dos arquivos desde a Revolução Francesa até 1940.