Os eventos científicos em arquivística constituem espaço de reflexão dos aspectos teóricos e práticos do exercício profissional do arquivista. Por meio de uma pesquisa de caráter exploratório, abordando aspectos qualitativos e quantitativos, analisaram-se os pontos de discussão sobre os usuários nas edições do Congresso Nacional de Arquivologia, sendo constatada uma participação ínfima.

Este trabalho é parte de um projeto de mestrado em Ciência da Informação na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O presente estudo busca demonstrar, de acordo com as atribuições dos arquivistas, sua formação profissional e suas práticas profissionais, de que forma as abordagens dos estudos de usuários podem contribuir para melhoria dessas práticas. Procura demonstrar, também, as mudanças de seu papel dentro da sociedade diante de novas demandas informacionais. Abre, ainda, reflexões sobre a Lei de Acesso e a realidade brasileira. Apresenta, por fim, um histórico dos estudos de usuários dentro da Arquivologia, e procura demonstrar as contribuições

Esse estudo objetivou elaborar recomendações para harmonização entre formação, profissão e trabalho no campo arquivístico brasileiro, com base na análise das relações entre currículo, legislação e concursos públicos. Para isso analisaram-se as disciplinas curriculares da Escola de Arquivologia da Unirio, as atribuições profissionais do arquivista segundo a lei 6.546/1978 e as competências e habilidades do arquivista descritas em editais de concursos públicos entre 2018 e 2019, do Poder Executivo Federal, regidos pela lei 8.112/1990. Realizou-se pesquisa bibliográfica em áreas diversas como Teorias Curriculares, Direito Administrativo e História da Arquivologia. Também se efetuou pesquisa documental sobre o curso de Arquivologia da Unirio, a lei sobre regulamentação profissional e os concursos públicos para arquivistas. Analisaram-se as disciplinas curriculares quanto aos conteúdos e quanto aos objetos, as atribuições legais do arquivista quanto aos seus objetos e quanto à natureza de suas ações e áreas relacionadas e as competências e habilidades do arquivista descritas em editais quanto à natureza de suas ações e áreas relacionadas e quanto aos seus conteúdos. A partir da análise de dados compreenderam-se as relações de abrangência entre atribuições legais do arquivista, competências e habilidades do arquivista descritas em editais de concursos públicos e disciplinas curriculares da Escola de Arquivologia da Unirio. Também se identificou a ênfase dada em cada um desses três elementos. A análise das relações entre disciplinas curriculares, atribuições legais, competências e habilidades do arquivista em editais de concursos públicos contribuiu para a elaboração de nove recomendações para harmonização entre formação, profissão e trabalho no campo arquivístico brasileiro: 1 — A estrutura curricular dos cursos de Arquivologia precisa refletir os contextos regionais e institucionais conforme os parâmetros de flexibilização da Lei de Diretrizes e Bases; 2 — O currículo dos cursos de Arquivologia deve articular referências disciplinares da área, atribuições legais da profissão e demandas do mundo do trabalho; 3 — O projeto pedagógico do curso deve expressar a construção de um currículo que abranja as dimensões de interdisciplinaridade da Arquivologia; 4 — O conjunto dos componentes curriculares do curso deve cobrir com equilíbrio todas as atribuições legais da profissão do arquivista; 5 — A construção do currículo, a descrição no projeto pedagógico e o quadro de disciplinas curriculares devem considerar o âmbito gerencial do arquivista; 6 — O domínio científico do arquivista deve ser aprofundado pelas disciplinas curriculares de Arquivologia; 7 — A dimensão educacional entre Arquivologia e Educação deve ser fortalecida na estrutura curricular dos cursos de Arquivologia; 8 — A estrutura curricular dos cursos de Arquivologia deve ampliar e atualizar permanentemente os conteúdos sobre o universo digital e as atribuições do arquivista nesse contexto; 9 — O processo de formação do arquivista deve enfatizar a história da Arquivologia no Brasil.